Acampar na Penha? As vezes que for possível!
Quando o Marco me falou em acampar em Guimarães aceitei sem pensar duas vezes. Só depois percebi que isso iria incluir dormir numa tenda. Tinha feito campismo uma vez na vida (tinha 8 anos!) e ele nunca o tinha feito por isso seria um desastre previsto... (Nós acampamos no Verão mas sempre em caravanas de amigos e conhecidos, pelo que isto foi uma novidade. - Acabou por nem correr assim tão mal!)
Foi uma viagem de 3 horas que se fez bastante bem. Chegados ao destino, o carro começou a deitar água (aquilo é uma subida enorme e parece que acontece frequentemente).
Decidimos deixar o carro arrefecer enquanto montávamos as tendas num local em que estava sol (eram 10 da manhã) e que seria de fácil acesso à casa de banho e ao bar.
Devo dizer que, o Parque de Campismo da Penha, é dos parques mais bonitos que já vi! O verde abunda naqueles lados e as pessoas são extremamente simpáticas e prestáveis...Não podemos dizer que não fomos bem tratados pois foi precisamente o contrário! Fomos sempre recebidos com um sorriso por TODOS os funcionários deste parque (e pelos do Bar) e sempre nos ajudaram e aconselharam quando precisámos.
Tivemos sorte com o tempo, pois fomos nos primeiros dias de Junho e por isso acabamos por arriscar um pouco mas compensou. Ainda conseguimos saborear a água da piscina (que é aberta para os campistas!) e conhecer os profissionais do parque onde passamos 4 dias fantásticos.
Mesmo que não queiram acampar, aconselho a visitarem a Penha. A paisagem é tão relaxante que nos dá uma sensação de estarmos num país completamente diferente.
Podem ainda fazer diversas caminhadas e visitar Guimarães descendo de teleférico (só está a funcionar durante o dia).
As noites em Guimarães são igualmente fantásticas. Nós acabamos sempre o dia a beber um café (ou a bela da sangria!) no centro histórico que, além de lindo é super acolhedor.
Aproveitamos e passamos também por Braga para visitar o Bom Jesus do Monte e o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. Vimos "Braga por um canudo" pois acabamos por não ir à cidade mas visitar estes dois locais foi um voltar à infância e descobrir novas paisagens. Precisaríamos de ter o carro em bom estado e mais tempo disponível para poder visitar Braga como a própria cidade mereceria. Mas este "cheirinho" de Braga já nos soube bem e é muito bonito.
A viagem de regresso decorreu sem percalços, e aproveitamos por passar no Peso da Régua (onde almoçamos muito bem!) e em Lamego. Mais dois sítios que faço intenções de conhecer com mais tempo e que me fizeram pensar que o nosso país é realmente demasiado bonito para se ir passar férias fora dele!
Adorei esta experiência embora tenha passado as noites sem conseguir dormir (alergias). O Parque é maravilhoso, as pessoas são espectaculares, Guimarães é magnifica e a noite em Guimarães então é perfeita!
Um obrigada especial à Sónia G. pela ajuda.
Infelizmente não podemos visitar todos os locais que me sugeriste pois o carro avariou, mas vai ficar para uma próxima! Alguns visitamos e adoramos. OBRIGADA
E um obrigada a todos os funcionários do Parque de Campismo da Penha (e do bar) por nos terem acolhido tão bem.
Voltaremos, sem dúvida alguma!