A "nossa" convidada especial - a ratazana...
Há uns 3 anos atrás tivemos uma visita inesperada em casa... Uma ratazana! (Mesmo assim, confesso que a receberia melhor do que a algumas pessoas - se pudesse!)
Nesse dia fomos jantar a casa do nosso melhor amigo e por isso chegamos já tarde a casa. Ele vai ao sótão e eu sento-me no sofá e ligo a televisão. Quando olho para os cortinados vejo umas "luzes" vermelhas a olhar para a minha pessoa.
-"Mor, está aqui um bicho..."
Ele ri-se e pensa que estou a gozar com ele, pelo que comenta algo mas nem liga à situação!
-"Estou a falar a sério. Está aqui um rato!" - insisto eu (por acaso sem levantar a porra do cu do sofá!)
-"Não sejas parva. Estamos num terceiro andar. Chegava cá como? De elevador?"
-"Ai é? Então anda cá ver!!!"
Ele mexe no cortinado e sai uma coisa enorme, gigante, feeeeeia de trás e corre para debaixo do sofá! Normalmente nem tenho medo de ratos, mas não sei ainda o porquê, levantei-me e saltei para cima do mesmo aos berros que nem uma miúda.
Depois de umas horas de "luta" lá se conseguiu prender a bicha na marquise.
Pior foi depois!
E se houvesse mais alguma? E por onde andou ela? Por onde veio? Toca a tirar todos os lençóis da cama, todas as toalhas, tudo o que era roupa e colocar na máquina de lavar, deitar fora tudo o que era estava acessível de comida e bebida, fechar todas as divisões e colocar "armadinhas" de comida para sabermos se existia mais algum ser desses lá hospedado. No dia seguinte, toca a desinfectar a casa TOOOODA!
Demorei dois dias inteiros até conseguir limpar e lavar tudo. Gastei vários garrafões de lixivia, amoniacal e todas as coisas que me pudessem dar a sensação de que a casa estaria desinfectada. Passei algumas noites acordada ao ponto de verificar cada barulhinho que a casa fazia...
(descobrimos depois que acontecia o mesmo com os vizinhos, regularmente! As ratazanas provinham de uma casa abandonada perto do prédio. Assunto resolvido uns meses depois.)
(A ratazana não era tão amorosa...)