Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Duquesa e o Gato ♠

"I'm worse at what I do best." ☆

"Como a fotografia nos pode inspirar e motivar" by Zaask

imagem 1 (2).jpgimagem 3 (1).jpgimagem 2 (1).jpg

imagem 6 (1).jpgimagem 5 (1).jpgimagem 4 (1).jpg

 

"Existem várias coisas que me fazem reflectir e que, por momentos, conseguem mudar o meu estado de espírito. Coisas que me alegram o dia, que me impulsionam a tomar uma certa decisão, ou mesmo que me estimulam a pegar no telemóvel para telefonar a determinada pessoa. Um livro ou um filme com uma história de alguém muito lutador, uma música com uma letra inspiradora, um relato de uma situação complicada… são alguns exemplos de coisas que podem provocar em mim um turbilhão de emoções. A fotografia também não é excepção e está no topo da lista.

A par com os livros, com os programas de televisão, com a música ou com as histórias que nos são contadas, a fotografia pode inspirar-nos e motivar-nos bastante. E nem é necessário ser uma daquelas imagens dignas de um Pulitzer, muito bem trabalhadas, em termos de qualidade, e que são captadas num momento histórico marcante. Basta ser apenas uma que transmita energia, sentimentos e emoções, e que retrate feitos, conquistas ou mudanças.

 

A verdade é que uma única imagem pode mudar uma vida. Não, não estou a exagerar. Para o provar, vou contar-vos uma pequena história: conheci uma rapariga com um problema bastante sério, o excesso de peso. Ela até nem se ralava muito com isso, tanto que gostava do seu corpo (como deve ser sempre) e até era muito vaidosa, mas a saúde ressentia-se um pouco, até chegar ao ponto de o médico a alertar para o facto de algumas doenças já estarem a espreitar e a “bater à porta”. Bem, ela percebeu a ideia, mas a vontade de mudar era pouca, talvez por não acreditar muito em mudanças que envolvessem muito esforço físico, e pensar que as pessoas mais gordinhas acabavam por emagrecer, ou porque colocavam uma banda gástrica, ou porque tomavam alguma coisa para o efeito. Um dia, diz-me ela, estava em casa a ver o facebook, quando se deparou com uma sessão fotográfica de uma conhecida a mostrar o corpo, com um “antes e o depois”, e uma descrição de como uma boa alimentação e uma prática intensa de exercício físico podem, realmente, fazer milagres. Se querem que vos diga, aquilo foi o gatilho para a minha amiga mudar de vida. Nunca cheguei a perceber o porquê de ter sido aquela fotografia e aquela pessoa a provocar tamanha reacção, mas aquilo inspirou-a e motivou-a de tal forma que, também com alimentação equilibrada e muita ginástica, conseguiu perder quase 48 kg em 6 meses. E, até hoje, eu ainda continuo impressionada com aquela mudança repentina.

Por isso, quando vos digo que uma fotografia pode mudar uma vida, é porque já experienciei tal facto. Mudou a vida dessa rapariga e, tantas e tantas vezes, já me fez repensar e analisar imensas questões interiores que, de outra forma, talvez não o faria. Sim, também acho que sou muito susceptível a isso, devido ao meu gosto especial pelo tema, e também por adorar ver os trabalhos de alguns fotógrafos de guerra, de viagens, de fotojornalistas e daqueles que gostam de fotografar experiências sociais. Contudo, acho que não sou a única a pensar e a sentir-me assim!

 

Também se motivam e se inspiram ao verem determinadas fotografias?"

 

Fonte das imagens: Pinterest

Texto: Zaask

Facebook | LinkedIn | Instagram | Twitter | Pinterest

4 comentários

Comentar post